Crédito foto: Facebook / @LollapaloozaBR

Em 2025, os brasileiros gastaram, em média, R$ 120,65 com bebidas alcoólicas em shows, festivais e eventos esportivos, um aumento de 10,73% em relação ao ano anterior.

O levantamento faz parte do "Relatório do mercado de eventos no Brasil", realizado pela plataforma de soluções financeiras Zig, especializada no setor de entretenimento ao vivo.

A pesquisa revela que o consumo médio de bebidas alcoólicas é menor entre a geração Z.

Embora este comportamento possa ser associado a um menor poder aquisitivo, a preferência por bebidas "Ready to Drink" (RTD) está em ascensão entre esse grupo, que representa 36% do público em eventos, ficando atrás apenas dos millenials (47%).

No entanto, a cerveja ainda domina as preferências gerais, correspondendo a 77% das compras alcoólicas em eventos.

Destaca-se que, nesses locais, o preço das bebidas é geralmente mais elevado do que no varejo, com cervejas custando até R$ 15.

Entre os eventos monitorados pela Zig estão o Lollapalooza, o Rock in Rio e a Fórmula 1 GP do Brasil, além de bares renomados como o Bar Brahma.

Nesse contexto, 65% das despesas em eventos são destinadas às bebidas alcoólicas.